Prossegue esta quarta-feira a retirada de contentores no Porto de Lisboa, apesar da greve dos estivadores. A Renascença apurou que a operação decorre agora no terminal de Xabregas.

A retirada de contentores começou na terça-feira, em Alcântara, numa decisão tomada para tentar ultrapassar os efeitos negativos da paralisação, que dura desde o dia 20 de Abril.

A operação decorreu com o apoio de agentes da PSP, por receio da reacção dos trabalhadores em greve, que marcaram para esta quarta-feira um plenário em Alcântara.

Na segunda-feira, a Associação de Operadores do Porto de Lisboa (AOPL) admitiu o despedimento colectivo dos 320 trabalhadores, baseado no facto de as operações estarem paralisadas há mais de um mês.

Contudo, na terça-feira, os operadores afirmaram que essa será o último recurso, que pode ser evitado se os trabalhadores e o sindicato chegarem a acordo durante esta semana.

Recorde-se que, na última sexta-feira, o Sindicato dos Estivadores recusou a proposta de acordo de paz social e de celebração de um novo contrato colectivo de trabalho.

[Em actualização]