“Sabemos que há algumas iniciativas deste género, mas o que propomos é que haja uma rede alargada e tenha o apoio do município e das Juntas de Freguesia no sentido de que os produtores locais, em cada uma das freguesias, possam vender os seus produtos”, afirmou à agência Lusa, durante uma deslocação à freguesia de Bodiosa.

Filomena Pires explicou que haveria a garantia de que se tratavam de “produtos de qualidade, produzidos naquele local, com as características específicas daquele ecossistema, com a qualidade que provavelmente não se encontra nas grandes superfícies”.

“Seria a promoção da produção local e, simultaneamente, um veículo de fixação das populações nas freguesias, de valorização desses territórios que estão despovoados e profundamente esquecidos pelo executivo atual”, considerou.

Na sua opinião, seria também uma forma de as pessoas que vivem na cidade se deslocarem às aldeias.

“As políticas municipais têm estado muito centradas na cidade. O município tem-se gabado muito de ser a melhor cidade para viver, mas a CDU quer que Viseu seja o melhor município para viver e que efetivamente as pessoas que vivem na cidade venham até às aldeias. E este poderia ser um pretexto”, frisou.

Filomena Pires esteve reunida durante a tarde com responsáveis da Balagri - Associação dos Baldios e Agricultores da Região de Viseu e com uma agricultora e produtora de gado, tendo uma das preocupações apresentadas sido a falta de um matadouro.

A candidata da CDU disse que uma das suas propostas é precisamente “a criação de um matadouro público em Viseu, que foi prometida pelo atual candidato do PSD há quatro anos”.

“A CDU continuará a lutar por este equipamento que considera imprescindível para apoiar a agricultura familiar, os pequenos agricultores do concelho de Viseu”, garantiu.

A criação de um parque municipal de máquinas “não apenas para limpeza dos caminhos rurais e florestais, o que seria um apoio extraordinário aos agricultores e aos produtores florestais”, mas também “para as pequenas obras que as freguesias precisam” é outra medida que defende.

Na ‘corrida’ à presidência da Câmara de Viseu estão o atual presidente, Almeida Henriques (PSD), Lúcia Araújo Silva (PS), Paula Jacinta Amaral (CDS-PP), Filomena Pires (CDU), Fernando Figueiredo (BE) e Carolina Almeida (PAN).