Durante a distribuição de propaganda, por várias freguesias do concelho, o bloquista considerou que Matosinhos já tem algumas políticas culturais e algumas estruturas de difusão cultural, mas é preciso “muito mais”.

Matosinhos tem vários museus, referiu, mas falta-lhe uma estrutura, como um anfiteatro, onde os jovens criadores de artes performativas possam divulgar e dar a conhecer os seus trabalhos à população.

“Tem muita coisa, sim, mas não tem espaços específicos para mostrar o que os agentes culturais do concelho fazem e isso é uma lacuna”, salientou.

Ferreira dos Santos vincou que qualquer vila de Portugal tem um anfiteatro porque, de facto, é uma infraestrutura que faz falta e que é útil.

Para o candidato do BE, é ainda preciso diversificar as ofertas culturais para que o público conheça várias vertentes da expressão artística.

“Mais do que feiras medievais é preciso dar aos habitantes novas vertentes e novas visões da cultura”, entendeu.

Além da cultura, Ferreira dos Santos revelou que uma das preocupações do BE é a “falta de igualdade e a enorme diferença” que existe no tratamento a nível financeiro das várias freguesias.

“Verificamos que as freguesias do Norte do concelho têm um tratamento diferenciado em relação às freguesias do Sul”, afirmou.

Essas diferenças assentam essencialmente nas questões sociais, da mobilidade ou da habitação, algo que não pode acontecer, frisou, sublinhando que os habitantes devem ser tratados todos de maneira igual, sejam moradores de uma freguesia do Norte ou do Sul.

São candidatos à Câmara Municipal de Matosinhos, no distrito do Porto, Luísa Salgueiro (PS), Jorge Magalhães (PSD), José Pedro Rodrigues (CDU), Ferreira dos Santos (BE), Filipe Cayolla (PAN), Narciso Miranda (independente) e António Parada (independente com apoio do CDS-PP).

O executivo da Câmara de Matosinhos é composto por seis elementos do Grupo de Cidadãos Eleitores Guilherme Pinto por Matosinhos, dois do PS, um do PSD, um da CDU (com pelouro atribuído por Guilherme Pinto) e um independente.

As eleições autárquicas realizam-se no próximo domingo, dia 01 de outubro.