Acompanhado por uma comitiva que integrava o candidato à União de Freguesias da Cidade, Paulo Correia, José Luís Cabrita foi distribuindo folhetos com as propostas da CDU por 10 áreas de intervenção e as caras dos candidatos aos vários órgãos autárquicos.

“Há alternativas para o estado de degradação a que chegou o concelho e especialmente a cidade, em particular o centro histórico, que podemos constatar que cada vez está pior”, disse José Luís Cabrita à Lusa.

A candidatura da CDU a uma Câmara que há 12 anos é gerida pelo PSD apresenta como “primeira preocupação” conhecer de forma “rigorosa” a situação financeira do município e reorganizar os serviços.

“Depois naturalmente a limpeza, uma cidade não pode atrair pessoas se estiver suja, degradada. A limpeza, a conservação dos jardins, dos espaços públicos, será outra preocupação”, disse o candidato.

Para José Luís Cabrita, os problemas da cidade foram já diagnosticados e há propostas em vários planos que foram sendo feitos ao longo dos anos, sobre os quais a CDU não tem “grandes discordâncias” e que quer ver implementados.

“O que pretendemos fazer é ver com os proprietários, os comerciantes, os residentes, como implementar esses planos, que custaram muito ao município, de forma que o centro histórico seja recuperado, os monumentos sejam abertos e haja nova vida no centro histórico”, frisou.

Aproveitando o dia em que se regista maior movimento de pessoas no centro histórico, pelas ruas empedradas cruzaram-se hoje as comitivas das várias candidaturas à Câmara de Santarém, com lojistas e transeuntes a colecionarem folhetos, na sua maioria sem revelarem as suas preferências.

O encontro mais demorado da comitiva aconteceu com o rancho folclórico de Foros de Salvaterra, que hoje animou a ação “In.Tradições”, no encerramento do programa “Verão In.Santarém… É um Espanto!”, e que, nas pausas das atuações pelas ruas e dentro de estabelecimentos, distribuiu tremoços, pão com toucinho ou com queijo e vinho de um velho garrafão.

O candidato comunista referiu ainda a premência da conclusão da revisão do Plano Diretor Municipal, discutida “de mandato para mandato” sem que se concretize, tornando-se um fator de “constrangimento ao desenvolvimento do concelho, à instalação de atividades económicas” e à fixação de população.

Nas eleições de 01 de outubro, concorrem à presidência da Câmara de Santarém, além de José Luís Cabrita (CDU), o social-democrata Ricardo Gonçalves (atual presidente do município), Rui Barreiro (PS), António Rocha Pinto (CDS-PP), Filipa Filipe (BE) e Carlos Alberto Teles (PNR).

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.