Foi num almoço com casa cheia em Salvaterra de Magos, distrito de Santarém - onde estiveram hoje cerca de 500 pessoas - que Catarina Martins fixou a fasquia para o concelho perdido nas eleições autárquicas de 2013, o único no país que até então era liderado pelos bloquistas.

"Mudar com o BE, mudar com a Anita, ganhar a Câmara de Salvaterra de Magos e construir aqui o futuro que esta comunidade merece", pediu.

A independente Ana Cristina Ribeiro - conhecida como Anita - volta a encabeçar a lista do BE à Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, que dirigiu até 2013, quando atingiu o número máximo de mandatos e enfrentando uma acusação judicial, que foi arquivada.

"Conhecem a Anita e o extraordinário trabalho que fez em Salvaterra. Quatro anos de PS foi uma ausência de resposta e é isso que é preciso mudar", justificou.

Para Catarina Martins, estes quatro anos de governação socialista resultaram "num concelho parado e um presidente sozinho".

"Sabem o que foram estes quatro anos do PS em Salvaterra, como o autoritarismo ocupou o lugar que costuma ser do diálogo", condenou, acusando o atual presidente de não ter lançado nenhuma política social ou feito qualquer aposta em habitação social.

A líder do BE quer por isso mudar o rumo de Salvaterra de Magos "em nome do desenvolvimento, com diálogo, em nome da solidariedade, com transparência e com exigência".

No discurso que antecedeu o de Catarina Martins, a ex-presidente e de novo candidata Ana Cristina Ribeiro mostrou-se muito satisfeita por "estar de volta", elogiando a postura do BE e assumindo também o objetivo de vitória nas eleições autárquicas de 01 de outubro.

A Câmara de Salvaterra de Magos é presidida por Hélder Esménio (PS), que conquistou 32,75% dos votos em 2013, conseguindo devolver aos socialistas o município perdido pelo partido em 1997, embora com maioria relativa (três eleitos em sete).

O Bloco de Esquerda, com 26,97% dos votos, elegeu dois vereadores, a CDU, com 11,73%, um, e a coligação PSD/CDS, com 10,92% dos votos, tem outro eleito, num concelho que tinha 18.894 eleitores inscritos.

Concorrem às próximas eleições o atual presidente da Câmara de Salvaterra de Magos, Hélder Esménio (PS), Ana Pessoa (PSD/CDS-PP), Francisco Monteiro (CDU) e Ana Cristina Ribeiro (BE).