"Em matérias tão diferentes como a energia, como a habitação, como o combate à precariedade, estamos a chegar a acordo sobre matérias importantes. E isso dá-nos alguma confiança na possibilidade de um Orçamento do Estado que responda aquilo que é o acordo que fizemos: parar o empobrecimento em Portugal, respeitar quem vive do seu trabalho", afirmou Catarina Martins.

Após a audiência com o primeiro-ministro, António Costa, de preparação da Cimeira de Bratislava, a coordenadora do Bloco saudou o descongelamento do indexante do apoio social, pela primeira vez em sete anos, como é avançado pelo Jornal de Negócios.

"É uma das medidas que estava inscrita no acordo, o descongelamento do indexante de apoio social. O Governo já assumiu que vai acontecer neste Orçamento, ainda bem que é assim. Estou certa que os acordos que foram feitos vão ser todos cumpridos e este é um passo importante nessa matéria", disse.

Sobre as negociações para o Orçamento do Estado, Catarina Martins reiterou que "o BE dá muita importância à recuperação das pensões, porque os pensionistas são aqueles que ainda não tiveram qualquer recuperação de rendimentos até agora com as medidas de uma nova maioria parlamentar".

"Consideramos que, tendo em conta a carreira contributiva que as pessoas tiveram, as pensões baixas em Portugal, a pobreza entre idosos, para este Governo tem de ser uma prioridade a recuperação de rendimentos dos pensionistas", afirmou.