A nova equipa de operacionais, que resulta de um protocolo hoje assinado entre a Câmara Municipal de Braga e a Associação Florestal do Cávado (AFC), será composta por cinco elementos, auxiliados por uma viatura todo-o-terreno totalmente equipada, e estará no terreno em outubro.

"Esta é uma medida fundamental para garantirmos boas condições de prevenção. A partir de agora, passamos a contar com uma equipa em permanência e a ter os meios para que esse trabalho de prevenção possa ser mais abrangente em termos territoriais e com resultados mais qualificados", referiu o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, na assinatura do protocolo.

Segundo o autarca, aquela equipa "vai contribuir para que Braga passe a ter uma resposta mais eficaz" na prevenção de incêndios, cabendo aos operacionais ações de silvicultura preventiva, nomeadamente na limpeza de matos, realização de fogos controlados, manutenção da rede divisional e linhas de quebra-fogo.

Os Sapadores Florestais de Braga vão ainda ter um papel ativo na "vigilância, apoio no combate aos incêndios florestais e às consequentes operações de rescaldo", assim como irão desenvolver ações de sensibilização junto da população para as normas de conduta na prevenção, uso de fogo e limpeza das florestas.