O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje, no continente, céu pouco nublado ou limpo, e vento fraco, soprando moderado de noroeste no litoral oeste durante a tarde.

Nas terras altas, está previsto vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado do quadrante leste até meio da manhã e a partir do meio da tarde.

A previsão aponta ainda para a possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal no litoral da região Centro e pequena subida de temperatura.

No que diz respeito às temperaturas, as mínimas vão variar entre 12 graus Celsius (Bragança e Leiria) e os 22 (em Portalegre); e as máximas entre 27 graus (em Viana do Castelo e na Guarda) e 37 (em Santarém).

Três distritos do continente e Madeira sob 'aviso amarelo' devido ao tempo quente

Três distritos do continente e o arquipélago da Madeira estão hoje e terça-feira sob ‘aviso amarelo’ devido à previsão de tempo quente, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, os distritos de Setúbal, Santarém e Lisboa vão estar, entre as 06:00 de hoje e as 21:00 de terça-feira, sob ‘aviso amarelo’ devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Em Lisboa prevê-se uma temperatura máxima de 34 graus Celsius, em Setúbal 36 e em Santarém 37.

Também o arquipélago da Madeira vai estar hoje sob ‘aviso amarelo’ devido à previsão de tempo quente entre as 06:00 de hoje e as 21:00 de terça-feira.

No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre 22 e 28 graus Celsius.

O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, é emitido pelo IPMA sempre que há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Incêndios: Quinze concelhos do continente em risco 'máximo'

Quinze concelhos dos distritos Faro, Portalegre, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Coimbra apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, em risco ‘máximo’ de incêndio estão os concelhos de São Brás Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim (Faro), Abrantes, Ferreira do Zêzere e Mação (Santarém), Marvão, Gavião, Nisa (Portalegre), Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Vila de Rei, Sertã (Castelo Branco), Lousã (Coimbra)

O IPMA colocou também em risco ‘muito elevado’ e ‘elevado’ todos os distritos de Portugal continental, com exceção de Viana do Castelo.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o "reduzido" e o "máximo".

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.