"Tenho a certeza que este dia será inesquecível para si", disse Susana Malcorra a António Costa no encerramento de um Fórum de Negócios entre Portugal e a Argentina no último ato oficial enquanto ministra dos Negócios Estrangeiros.

Susana Malcorra, que chegou a ser apontada como uma das mais sérias adversárias de António Guterres na corrida ao cargo de secretário-geral das Nações Unidas, foi hoje mesmo substituída por Jorge Faurie nas funções de ministra dos Negócios Estrangeiros, no executivo chefiado pelo Presidente da República, Maurício Macri.

Jorge Faurie tem ligações a Portugal, onde viveu dez anos e desempenhou as funções de embaixador da Argentina em Lisboa. Esta madrugada esteve no aeroporto de Ezeiza para receber o primeiro-ministro português.

Depois de Susana Malcorra lhe falar em tom de despedida, António Costa deu uma resposta simpática, aproveitando a circunstância de a ministra cessante ir desempenhar funções em Madrid.

"Agora que está livre de atos oficiais, tenho a certeza que fica mais disponível para nos visitar. Pode vir a Lisboa, mas não só, também ao Porto, à região do Douro, ao Alentejo, Algarve, Açores ou Madeira", disse o primeiro-ministro.