Para o lugar de Eduardo Cabrita como ministro Adjunto do primeiro-ministro, António Costa escolheu Pedro Siza Vieira.

Tido como próximo de António Costa, foi seu secretário de Estado adjunto quando Costa exerceu o cargo de ministro da Justiça no último Governo liderado por António Guterres.

Eduardo Cabrita voltou depois às funções de governante no primeiro Governo liderado por José Sócrates como secretário de Estado adjunto e da Administração Local.

Natural do Barreiro, Eduardo Cabrita, de 56 anos, licenciou-se em Direito, na Faculdade de Direito de Lisboa, em 1984, e foi deputado do PS, na IX, XI e XII legislaturas, tendo integrado a Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas e a Comissão de Defesa Nacional.

No XIII Governo, Eduardo Cabrita desempenhou também o cargo de Alto Comissário da Comissão de Apoio à Reestruturação do Equipamento e da Administração do Território.

Na última legislatura, Eduardo Cabrita presidiu à Comissão de Orçamento e Finanças e Administração Pública. No ano passado, numa das reuniões da mesma comissão parlamentar enquanto presidia aos trabalhos disse para o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio: “O senhor secretário de Estado não usa da palavra!", num episódio que ficou conhecido como “a luta pelo microfone” e as imagens da discussão invadiram as redes sociais.