“O Governo federal e os governos dos estados norte-americanos estão a tomar medidas insuficientes para garantir o acesso a naxolona para reverter a ‘overdose’ por opioides, resultando em milhares de mortes que podem ser prevenidas”, lê-se num comunicado hoje divulgado pela ONG.

O relatório de 48 páginas sobre este tema identifica as leis federais e estaduais e as políticas que estão a impedir que a naxolona de chegar às pessoas que mais provavelmente poderão testemunhar uma overdose acidental”, negando-lhes o direito de salvar vidas”.

De acordo com o principal investigador para a área da saúde dos idosos na Human Rights Watch, “o passo mais simples e mais eficaz que os governos federais e estaduais podem tomar para parar a onda de mortes por sobredosagem de narcóticos é tornar a naxolona mais fácil de obter”.

Para Megan McLemore, “as leis criminais bloqueiam o acesso a programa de redução de perigos, como a troca de seringas; o preço da medicação é demasiado alto; não está disponível ao balcão, e estes e outros obstáculos estão a manter a naxolona longe das mãos de quem mais precisa”.