“Comprometo os Estados Unidos com o Artigo 5.º”, disse Trump aos jornalistas durante uma conferência por ocasião da visita do presidente da Roménia, Klaus Iohannis.

Este artigo no Tratado da NATO diz que o ataque a um membro é um ataque a todos os membros e obriga os aliados a defender esse país.

“Certamente estamos lá para proteger e é uma das razões por que quero que as pessoas percebam que teremos uma grande, grande força, pagando o dinheiro necessário para ter essa força. Mas sim, absolutamente, estarei comprometido com o Artigo 5.º”, declarou.

No mesmo passado, os países europeus e outros Estados manifestaram preocupação quando Trump não mencionou a cláusula num discurso na sede da NATO em Bruxelas.

Nesse discurso, Trump instou os aliados a estarem dispostos a gastar dois por cento do Produto Interno Bruto em defesa até 2024, mas não mencionou especificamente o artigo o Artigo 5.º, que apenas foi invocado uma vez após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

A Casa Branca confirmou posteriormente o compromisso num comunicado anunciando que Trump vai visitar a Polónia no próximo mês.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.