Um incêndio florestal na zona da Senhora da Ajuda, em Fafe, esteve esta quarta-feira próximo de um centro de abate de automóveis e de uma fábrica de alumínio, mas a situação foi controlada, informou o comandante dos bombeiros locais.

Gilberto Gonçalves, comandante dos bombeiros de Fafe, explicou à Lusa que os meios no terreno estão a combater o fogo, operação que está a ser dificultada pelo vento intenso.

Trabalhadores das duas empresas ajudaram no combate às chamas

Colaboradores das duas empresas de Fafe que hoje foram ameaçadas com a aproximação de um fogo florestal ajudaram os bombeiros no combate às chamas, disse à Lusa o adjunto de comando da corporação local.

Pedro Ferreira realçou a importância do apoio dos funcionários das empresas que pararam a laboração para poderem ajudar quando as chamas se aproximaram das instalações.

O adjunto de comando assinalou que as duas empresas, uma de alumínios e outra de abate de automóveis, e algumas habitações próximas "estão livres de perigo", apesar de haver ainda duas frentes ativas do fogo que lavra em zona de mato e eucaliptos, em território das freguesias de Estorãos e Revelhe, uma zona conhecida como Senhora da Ajuda.

O vento forte, disse, tem dificultado o combate do incêndio.

Um helicóptero chegou a ser mobilizado para o local, mas teve de regressar à base devido ao vento e ao fumo intenso que dificultavam a sua operacionalidade, acrescentou.

No combate às chamas estão 19 bombeiros das corporações de Fafe e Vizela, apoiados por seis veículos, e elementos do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) de Braga.

O concelho de Fafe tem sido fustigado por vários incêndios fora de época durante este inverno. Na semana passada, Gilberto Gonçalves, comandante dos Bombeiros Voluntários de Fafe, em entrevista ao Notícias de Fafe, disse que as últimas semanas têm tido um número de ocorrências consideráveis para "a altura do ano em que estamos".

No mesmo artigo o comandante relembra a situação que maior preocupação gerou. Foi na zona do Sol Poente, entre Fafe e Cepães, onde o fogo consumiu cerca de 20 hectares de área de mato e floresta.

[Notícia atualizada às 17h57]

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.