Em comunicado, a câmara refere que a nova linha vai servir as freguesias de Vale S. Martinho, Vale S. Cosme, Telhado e Portela.

“Com o fim do financiamento do Estado às escolas do concelho com contratos de associação, muitos alunos optaram por mudar de estabelecimento de ensino e por seguir o seu percurso formativo nas escolas públicas, o que tem levado à necessidade de reajustar a oferta do transporte público ao novo fluxo de alunos no concelho”, explica.

Acrescenta que, com a criação da nova linha de transporte público, a câmara dá uma resposta “rápida e eficaz” àqueles alunos e a todos os demais passageiros que se deslocam entre as referidas freguesias.

Como a câmara municipal não possui meios para explorar diretamente o serviço público de transporte de passageiros, foi decidido abrir um concurso com vista à adjudicação, por ajuste direto, da exploração da linha.

O serviço será atribuído a um operador de transporte rodoviário, através da celebração de um contrato de serviço público.

*Texto de Nuno Cerqueira

Um artigo do parceiro

Jornal digital generalista da região do Minho. Fundado em 2015, é líder na Internet, em leitores e seguidores nas redes sociais, numa região com mais de um milhão de habitantes, distribuídos por dois distritos, num total de 24 concelhos, e onde se destacam Braga, Viana do Castelo, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Barcelos, Ponte de Lima, Fafe e Vila Verde.