O objetivo da nova moeda uma libra, que será posta a circular no próximo domingo, é combater a fraude. Segundo The Royal Mint, que produz as moedas britânicas, 3% das antigas moedas de uma libra - que representam 45 milhões de libras - seriam falsas. Foram feitos mil milhões de exemplares desta moeda, que começou a circular em 1983 e que substituiu a nota de uma libra quando o Tesouro Real considerou que sua produção era muito cara para a duração - de nove meses, em média.

Agora a nova moeda - que terá 1,5 mil milhões de exemplares - é "a mais segura do mundo", afirmou à AFP Kevin Clancy, diretor do museu do Royal Mint. "Incorporamos várias características novas: a moeda tem formato dodecagonal (12 lados) que substitui a forma arredondada da anterior", indicou. "Também é uma peça bimetálica, com metais de duas cores. Tem um holograma, está marcada com letras minúsculas e a forma característica do seu contorno".

Os materiais usados, ligas metálicas à base de níquel e cobre, também devem ajudar a diferenciar as cópias mais facilmente. E apesar de ser menos espessa que a anterior - são 2,8 milímetros contra 3,15 -, conforme pedido por empresas de transporte, vai continuar a ser a moeda britânica mais pesada em circulação."Em 1983, a ideia (de uma moeda pesada) era dar às pessoas uma sensação de valor. Mantivemos esse enfoque", explicou Clancy.