Os fogos que estão em curso desde domingo provocaram já quatro mortos, dois em Penacova, um na Sertã e outro em Oliveira do Hospital, disse hoje a adjunta de operações da Autoridade Nacional de Operações de Socorro Patrícia Gaspar.

Quatro pessoas ficaram também em estado grave num acidente ocorrido na autoestrada A25, em Aveiro, quando fugiam de um fogo, adiantou a responsável.

Foi recebida informação de que uma pessoa terá sido também atropelada na A25 quando fugia às chamas, mas a adjunta de operações disse que a ocorrência não está confirmada.

Patrícia Gaspar confirmou que a rede de comunicações de emergência SIRESP regista "falhas em Viseu, Aveiro e Leiria, que estão a ter impactos nas operações".

"Têm sido intermitências, as falhas não são generalizadas", especificou.

Perante as falhas, a Autoridade Nacional está a mobilizar duas estações de operações móveis, uma para Viseu e outra para Aveiro.

Questionada sobre um eventual reforço de meios nas próximas horas, Patrícia Gaspar esclareceu que "todos os meios disponíveis estão empenhados", que não se prevê até ao momento o reforço de mais meios e que apenas poderão ser mobilizados “meios de um fogo para outro".