“Houve cancelamentos nesta região e estamos a trabalhar com os operadores, mas também com todas as câmaras, no sentido de criar campanhas de promoção muito focadas e muito pragmáticas para normalizar a procura”, disse à agência Lusa a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

Nesse âmbito, é hoje lançada uma campanha de meios digitais para apelar para “que as pessoas vão fazer as compras de Natal no centro de Portugal e que também ponham nas suas agendas passar os próximos feriados na zona centro e também a passagem de ano”, para que esta zona do país “recupere rapidamente”.

O lançamento será feito durante o jogo de preparação para o Mundial 2018 entre a seleção portuguesa e a dos Estados Unidos, que decorre hoje, em Leiria, no âmbito de uma parceria entre o Governo e a Federação Portuguesa de Futebol.

O objetivo é “aproveitar a notoriedade e visibilidade” para chegar aos espetadores do jogo, referiu Ana Mendes Godinho.

Segundo a responsável, o investimento nesta campanha ainda não está quantificado.

As centenas de incêndios que deflagraram no dia 15 de outubro, o pior dia de fogos do ano, segundo as autoridades, provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, perto de uma dezena dos quais graves.

Os fogos obrigaram a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas, sobretudo nas regiões Norte e Centro.

Esta foi a segunda situação mais grave de incêndios com mortos em Portugal, depois de Pedrógão Grande, em junho deste ano, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou, segundo a contabilização oficial, 64 vítimas mortais e mais de 250 feridos. Registou-se ainda a morte de uma mulher que foi atropelada quando fugia deste fogo.