Constança Urbano de Sousa foi a convidada de um almoço organizado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola com empresários, no qual falou da área da segurança, combate ao terrorismo e criminalidade transnacional, do aumento de fluxo de imigrantes e de refugiados, do investimento estrangeiro, do aumento do número de residentes e da “boa cooperação” entre Portugal e Espanha.

“Portugal é um dos países mais seguros do mundo e desde 2008 temos registado uma descida muito sustentada e continua da criminalidade geral, com uma redução entre 2008 e 2016 de 21% a menos e da criminalidade violenta e grave de 32% neste período temporal”, revelou a ministra.

No primeiro semestre desde ano, os dados provisórios indicam que a tendência de descida se mantém em comparação com o período homólogo do ano passado, na ordem dos nove por cento.

“Os vários index internacionais classificam-nos na terceira posição como um dos países mais seguros do mundo”, reforçou.

Em Portugal há um clima de segurança e de tranquilidade pública que tem permitido, segundo Constança Urbano de Sousa, o desenvolvimento económico do país e o investimento, tendo estas duas vertentes um “enorme valor acrescentado em termos de competitividade e para a recuperação económica e financeira.