Entre a primeira e segunda fase, este ano, já ingressaram no ensino superior público, através do concurso nacional de acesso, 45.830 novos estudantes; mais 871 do que no ano passado. Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, considerou que o aumento do número de estudantes "é um bom caminho e mostra que há mais interesse em estudar".

Em visita à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, o ministro frisou que esta segunda fase de candidaturas “veio confirmar as estimativas" e evidenciou "que estamos num processo de maior interesse dos portugueses pelo ensino superior”.

Nesta fase entraram 9.577 estudantes, nas universidades e politécnicos públicos, 1.869 dos quais já tinham conseguido vaga na primeira fase. Manuel Heitor desvalorizou qualquer polémica em torno da possibilidade de este número refletir um percentagem de desistências, ao considerar este um "número normal" que se trata de alunos que optaram por trocar de cursos.

Cursos a mais ou alunos a menos?

Confrontado com as 39 licenciaturas que não tiveram qualquer aluno, o tutelar da pasta do ensino superior afirmou que os cursos a funcionar em Portugal estão acreditados e não vê qualquer comentário ou avaliação a fazer a partir desses mesmos números, relembrando que “o concurso nacional diz respeito a cerca de menos de 60% dos estudantes que ingressam no ensino superior", uma vez que "há muitos outros regimes de acesso".

Para Manuel Heitor a questão é simples: "não há cursos a mais, há eventualmente estudantes a menos”.

Os estudantes colocados nesta fase devem matricular-se entre 29 de setembro e 3 de outubro.

A terceira, e última fase do concurso, decorre entre 6 e 10 de outubro, com as candidaturas online no portal da Direção-Geral de Ensino Superior (DGES).

Na UTAD, o ministro visitou a exposição de ciência promovida pelos centros de investigação da academia, passou ainda pela Associação de Paralisia Cerebral para conhecer projetos desenvolvidos pelos universitários e destinados a pessoas com necessidades especiais.