"Em defesa da democracia, da Constituição e da liberdade. Preservaremos a unidade de #Espanha, #NoEstaisSolos" é a mensagem que Mariano Rajoy enviou através da sua conta pessoal do Twitter aos milhares de manifestantes reunidos em Barcelona, convocados pela Sociedade Civil Catalã (SCC) em defesa da unidade de Espanha.

O vice-presidente da SCC, José Domingo, pediu hoje ao presidente da 'Generalitat’ da Cataluha, Carles Puigdemont, para não cometer "a insensatez e a provocação de declarar a independência” e instou à "recuperação do senso comum" na Catalunha.

Entretanto, o líder do partido Podemos, Pablo Iglesias, foi vaiado hoje de manhã na estação de Sants de Barcelona por um grupo de meia centena de pessoas, que se dirigiam, equipadas com bandeiras de Espanha, para a manifestação a favor da unidade de Espanha.

As tensões entre Madrid e os separatistas no poder na Catalunha desde o início de 2016 mergulharam o país na mais grave crise política desde o regresso da democracia em 1977.

A crise, que inquieta também a Europa, atinge a Catalunha, onde vivem 16% dos espanhóis e segundo as sondagens os que defendem a independência não chegam a metade da população.