No exercício anual da Iniciativa 5+5 Defesa participa o navio patrulha oceânico Viana do Castelo e uma equipa de abordagem dos Fuzileiros, com cinco elementos, indica um comunicado da Marinha.

A Iniciativa 5+5 Defesa integra os cinco países do sul da Europa (França, Itália, Malta, Portugal e Espanha) e cinco países do norte de África (Argélia, Líbia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia).

No exercício previsto para outubro participam meios navais da Argélia, Espanha, França, Itália, Malta, Marrocos e observadores internacionais.

Segundo a Marinha, o exercício deste ano "contempla cenários de terrorismo marítimo e de fluxos migratórios irregulares com origem nas alterações climáticas".

Naquele cenário, vai realizar-se a "interceção de um navio mercante reportado como ligado a uma rede de crime transnacional com destino a um porto europeu" e o treino de situações de "busca e salvamento no mar".

A Iniciativa 5+5 visa a cooperação multilateral para o reforço da segurança e defesa da região do Mediterrâneo ocidental.