O novo edifício, construído de raiz, tem 11 salas de aulas – oito do primeiro ciclo, uma de jardim-de-infância e duas para atividades de enriquecimento curricular -, refeitório, biblioteca, recreio exterior, sala polivalente com balneários e espaços de uso administrativo.

Este investimento concluiu o ciclo de renovação integral de todas as escolas do ensino básico do concelho de Matosinhos, tendo a autarquia investido 53 milhões de euros para construir e renovar 29 estabelecimentos de ensino no espaço de uma década, refere a autarquia, em comunicado.

“Fizemo-lo porque acreditamos que a educação é a melhor forma de promover a qualidade de vida futura dos cidadãos do concelho. Pessoas mais educadas são, naturalmente, mais aptas a enfrentar o mercado de trabalho, mas também mais esclarecidas e, por isso, mais capazes de reivindicar e de lutar por melhores condições e direitos”, considera o presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, citado na nota.

Para o autarca é significativo que o encerramento deste ciclo de investimentos na educação ocorra no estabelecimento de ensino cujo nome homenageia José da Silva Passos e antigo primeiro-ministro Passos Manuel, cuja ação governativa em apenas alguns meses do século XIX se revelou visionária na área da educação, tendo, entre outras medidas, lançado as bases do sistema público de ensino, incrementado o ensino técnico e criado a Academia de Belas Artes.