“A senhora May, que esperava uma situação mais confortável, perdeu a aposta e encontra-se, por isso, numa situação menos simples, até porque, hoje de manhã, não conhecemos a configuração do governo”, disse Moscovici à estação de rádio France 1.

Após o resultado das eleições antecipadas no Reino Unido, os conservadores devem propor uma coligação com outro partido ou formar um governo minoritário.

De acordo com o comissário europeu, Theresa May pode vir a encontrar eventualmente uma solução junto dos unionistas irlandeses que “tradicionalmente têm posições próximas dos conservadores”.

O Partido Conservador, liderado pela primeira-ministra, Theresa May, perdeu a maioria absoluta nas eleições legislativas antecipadas de quinta-feira no Reino Unido, segundo resultados oficiais divulgados hoje.

Quando estavam contados os votos de 632 dos 650 círculos eleitorais, o Partido Conservador tinha conseguido eleger 308 deputados, número que matematicamente o impede de alcançar os 326 necessários para conquistar a maioria absoluta no parlamento.

O Partido Trabalhista, de Jeremy Corbyn, somava 257 deputados, enquanto o Partido Nacionalista Escocês (SNP) contava com 34 assentos e os liberais-democratas com 12.