José Pratas morreu hoje, segundo informação divulgada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional numa nota em que lamenta a morte do antigo árbitro internacional.

Hoje perdemos um dos árbitros que mais engrandeceu a classe. José Pratas representava uma geração de árbitros que teve grande relevância no desenvolvimento do futebol profissional. Sentimos todos a sua perda", disse Pedro Proença, Presidente da Liga Portugal, ao site oficial do organismo.

José Pratas anunciou o abandono da sua atividade no dia 31 de Dezembro de 2002 ao fim de 25 anos de carreira, 16 dos quais na I divisão e 11 como internacional. O jogo Varzim-FC Porto foi o último que dirigiu.

Inscrito na Associação de Futebol de Évora, nasceu em Portel, no dia 6 de Novembro de 1957.

"Faço um saldo francamente positivo da minha carreira e sempre tive muito orgulho em servir o futebol português. Quero pedir desculpa aos jogadores, treinadores e dirigentes que eventualmente se possam ter sentido prejudicados com as minhas actuações", referiu José Pratas numa declaração que fez perante os jornalistas no final desse Varzim-FC Porto.