Uma carta escrita à mão, com letra infantil, chegou à NASA. Jack Davis tem nove anos, frequenta o 4º ano de escolaridade e não esconde o seu gosto pelo Espaço... e pelos extraterrestres.

Com a data de 3 de agosto, a carta era bastante clara: respondia a uma oferta de emprego para o cargo de Diretor de Proteção Planetária.

"Cara NASA,

Chamo-me Jack Davis e gostava de me candidatar à oferta de trabalho que têm para Diretor de Proteção Planetária. Posso ter nove anos, mas acho que sou indicado para este trabalho. Uma das razões é o facto de a minha irmã dizer que sou um extraterrestre. Também vi quase todos os filmes sobre o espaço e extraterrestres que consegui. Também vi o programa Marvel Agents of Shield e espero ver o filme ‘Homens de Negro’. Sou ótimo em videojogos. E sou novo, por isso consigo aprender a pensar como um extraterrestre".

Jack, que se identificou também como "Guardião da Galáxia", não ficou sem uma resposta da NASA. James Green, Diretor de Ciência Planetária, enviou uma carta à criança. O documento, partilhado no Twitter, espelha a importância que a Agência dá aos mais novos e ao seu interesse pelo Universo.

"Caro Jack, ouvi dizer que és um 'Guardião da Galáxia' e que estás interessado em ser o Diretor de Proteção Planetária da NASA. Isso é ótimo!", começou por dizer James Green.

Mas era importante explicar a Jack - e a todos os curiosos com o nome do cargo - qual a função exata em questão. "A função de Diretor de Proteção Planetária é realmente 'fixe' e um trabalho muito importante. Implica proteger a terra de pequenos micróbios que trazemos em amostras da Lua, de asteroides ou de Marte. Está também relacionado com a proteção de outros planetas e luas dos nossos germes para exploramos responsavelmente o Sistema Solar".

Assim, a função não é mais do que defender o planeta da contaminação orgânica e biológica que pode resultar da exploração espacial, tanto dos astronautas como de robôs.

Contudo, e apesar de o cargo não ser o que Jack estava à espera - por, afinal, não envolver 'ataques de extraterrestres' -, ficou certamente alguma esperança no pequeno Guardião da Galáxia. "Estamos sempre à procura de futuros cientistas e engenheiros brilhantes que nos ajudem, por isso espero que estudes muito e te portes bem na escola. Esperamos ver-te aqui na NASA um dia destes”, despediu-se James Green.

"Gostamos de ensinar as crianças sobre o Espaço e de inspirá-las a serem a próxima geração de exploradores", referiu Green no site da Agência. “Pensem nisto como um assistente de gravidade – um impulso que pode mudar positivamente e para sempre o rumo da vida de uma pessoa e a nossa pegada no universo”.

O anúncio para a função de Diretor de Proteção Planetária surgiu no início do mês, tendo sido partilhado no Twitter.

O cargo existe desde a década de 1960 e costuma ser bastante entusiasmante para o público devido à possibilidade de comparação "com muitos heróis de filmes sci-fi".

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.