A coordenadora do BE, Catarina Martins, insistiu, no sábado, que os bloquistas são a favor da nacionalização do Novo Banco, afirmando que a entrega da instituição ao fundo norte-americano Lone Star é “um erro” com “custos avultados”.

Hoje, na reunião de conferência de líderes, os bloquistas agendaram um projeto de lei e um projeto de resolução sobre a nacionalização do Novo Banco.

No início do mês, em 03 de abril, o PCP já tinha anunciado a apresentação de um projeto de resolução que recomenda ao Governo PS a suspensão da venda do Novo Banco e a sua nacionalização.

Na conferência de lideres, foi marcado um agendamento potestativo (obrigatório) do PCP, tendo como tema a contratação coletiva, para 04 de maio e no dia seguinte é a vez de o PSD escolher o tema a abordar, embora ainda não se saiba qual será. O Bloco tem também um agendamento potestativo para 27 de abril.

Em 02 e 03 de maio estão previstas jornadas parlamentares do CDS-PP e em 25 e 26 do mesmo mês realizam-se as do PS.

O próximo debate quinzenal com o primeiro-ministro ficou agendado para 26 de abril, seguido de discussão sobre o Conselho Europeu.