É através da Academia Vocal Emotion, criada há sete anos, que o hino pensado para receber o Papa Francisco ganha voz. Jaime Pinto é um dos treze jovens, entre os 15 e os 27 anos, que integram o grupo. Quanto à Academia, explica que esta está vocacionada para a música pop. "Nós fazemos, por norma, três espetáculos por ano, na sua maioria de tributo. O último que fizemos foi aos Queen e o próximo, agora em meados de julho, vai ser um tributo a Michael Jackson".

Mas nem só de música vive a Academia Vocal Emotion. "Além de beneficiarmos de aulas de técnica vocal, com o professor, cantor, maestro Manuel Rebelo, que é uma pessoa extremamente versátil e multifacetada e um grande músico, também temos aulas de interpretação cénica e de interpretação da canção com um ator que também é músico, o Manuel Lourenço. Estas aulas também nos ajudam, no fundo, a interpretar as canções usando as ferramentas do teatro e por aí fora. E estas atividades não são apenas para a música, também são coisas que nos ajudam para o dia-a-dia", ressalta Jaime.

Quanto ao hino que marca a vinda do Papa Francisco a Fátima, para o Centenário das Aparições, Jaime explica que "foi uma história muito engraçada". "Um dia, o Manuel, o professor, ligou-me. Ele trabalha com o João Gil e são amigos. O João Gil tinha composto esta canção sobre a vinda do Papa e o poema é do padre Tolentino Mendonça. O João Gil precisava de um grupo de cantores e o Manuel pensou em treze cantores, um número bastante simbólico, e eu fui um dos selecionados. No fundo, estamos nós a representar a Academia", diz com orgulho.

Depois desta fase de escolha dos cantores, começaram a 'dar vida' ao hino. "Fizemos um ensaio com o João Gil e gravámos no estúdio. Depois surgiu a oportunidade de fazer um videoclip, já com outra produtora, em Fátima", explica Jaime, o guitarrista do grupo.

O videoclipe de "Deus em mim" apresenta o grupo de jovens a cantar ao longo do caminho da Via Sacra, nos Valinhos, local que foi utilizado como terreno de pastoreio para os rebanhos que as três crianças a quem apareceu Nossa Senhora acompanhavam e onde se deu a aparição de 19 de agosto de 1917. O hino termina com a entrada no Santuário, pelo Pórtico Jubilar no alto do recinto que celebra o Centenário das Aparições.

No que diz respeito à mensagem transmitida por este 'hino pop' - que celebra a vinda de um 'Papa pop', como publicado pela Rolling Stone - destaca-se a utilização do lema oficial da vinda de Francisco, que se apresenta como um simples peregrino, como tantos outros que todos os dias chegam a Fátima: "Com Maria peregrino na esperança e na paz".

Contudo, o hino do Papa não fica apenas pelas redes sociais e pela comunicação social. "Nós vamos mesmo lá estar [esta sexta-feira]. Confirmado!", conta Jaime. "Vamos estar num palco no início da Avenida D. José Alves Correia da Silva", a rua que passa na parte de trás da Basílica da Santíssima Trindade.

Embora ainda sem grandes pormenores sobre como a atuação se vai passar - pela complexidade associada à vinda do Santo Padre e ao trajeto percorrido até ao Santuário -, Jaime dá a conhecer o orgulho e entusiasmo de todo o grupo. "É uma experiência muito especial. Não é para toda a gente, não é? Vai ser muito emocionante para nós e uma experiência única. Nunca mais nos vamos esquecer é um privilegio podermos estar nesta posição. Quando surgiu o convite, ficámos muito contentes. E agora é oficial!", conta.

Francisco será o quarto papa a visitar Fátima e chega esta sexta-feira a Fátima, dirigindo-se em primeiro lugar à Capela das Aparições e presidirá, no sábado, dia 13,  à cerimónia de canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto, os mais jovens santos não-mártires.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.