De acordo com o anúncio, a intervenção, com um preço base de 283.205 euros, vai decorrer nas freguesias de Arcozelo, Correlhã e Fontão, durante um período de 14 meses.

A empreitada, anunciada pela Câmara de Ponte de Lima em junho de 2016, foi candidatada ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

Na altura, aquela autarquia do distrito de Viana do Castelo explicou que as obras visam a estabilização das margens do rio Lima nas freguesias de Fontão, Arcozelo e Correlhã, numa extensão total de 415 metros, e o combate e controlo de invasoras lenhosas nas ilhas e nas zonas de sedimentação existentes no rio, numa área total de 110 hectares.

A intervenção enquadra-se num conjunto de projetos de combate às cheias e inundações na região Norte apresentados publicamente em maio de 2016 pelo ministro do Ambiente, em Esposende, e que vão implicar um investimento global de cerca de nove milhões de euros.

Os projetos, da responsabilidade da Administração da Região Hidrográfica do Norte, integram os Planos de Gestão de Riscos de Inundações e englobam os municípios de Ponte de Lima, Ponte da Barca, Esposende, Chaves, Peso da Régua, Vila Nova de Gaia e Porto.