Um estudo conduzido pela Uniplaces, junto de 2214 estudantes de várias nacionalidades, durante o mês de setembro, teve como objetivo perceber os principais hábitos e preferências no que se refere ao arrendamento e compra de habitação por parte dos estudantes.

Tendo em conta o percurso universitário dos estudantes, é frequente que acabem por arrendar casa - mais de metade (50,78%) dos portugueses inquiridos revela que vive em apartamentos arrendados -, normalmente partilhando com mais pessoas.

Nestes casos, o que é mais difícil? Segundo o estudo, os portugueses apontam como piores colegas de casa aqueles que não têm hábitos regulares de higiene (66,32%), os que se atrasam com o pagamento das contas (51,47%) ou os inquilinos que comem o que não lhes pertence (56,13%), sendo mais toleráveis com colegas de casa que têm o hábito de ouvir música alto (4,15%).

Entre todas as nacionalidades inquiridas, os portugueses são os que preferem dividir casa com um menor número de pessoas, apontando como número máximo dois estudantes (27,98%) para partilhar habitação e na maior parte dos casos até aos 25 anos (45,77%).

Depois dos arrendamentos, a compra de casa marca uma outra etapa. É entre os 31 e os 35 anos de idade (46,46%) que a maioria dos inquiridos planeia dar este passo, sendo que apenas cerca de 8% sublinha que não tem intenção de comprar casa.