O Vaticano anunciou ainda que Francisco nomeou como secretários especiais desse Sínodo ordinário os sacerdotes Giacomo Costa e Rossano Sala.

A figura do relator geral tem um papel de mediador, sendo responsável por apresentar e sintetizar as questões apresentadas pelos bispos durante a reunião do Sínodo.

O Sínodo dos Bispos de 2018 tratará os problemas dos jovens e procurará adaptar a sua linguagem e o uso de novas tecnologias para as abordar, de acordo com o documento preparatório emitido em janeiro deste ano.

Em outubro, o papa anunciou que entre 19 e 24 de março será realizada uma reunião de preparação do Sínodo à qual poderão assistir os jovens católicos de todo o mundo, assim como de outras confissões religiosas, e ainda não crentes.

O Vaticano também lançou uma página na Internet com um questionário para jovens de todo o mundo, entre 16 e 29 anos, para os entender melhor, assim como os seus problemas.

O questionário tem cerca de 40 questões sobre aspetos como o relacionamento com a religião, e especificamente com os católicos, as expectativas de futuro, de trabalho e de criação de uma família, o relacionamento com pais e outras figuras e ainda sobre o uso de redes sociais.

Nesse questionário não há perguntas sobre o uso de drogas ou a vida sexual dos jovens.