O Papa Francisco foi presenteado esta quarta-feira com um modelo especial da marca de automóveis de luxo Lamborghini, de cor branca, que será leiloado para financiar quatro projetos humanitários, informou o Vaticano.

O pontífice benzeu o carro e assinou o capô, diante dos diretores da marca presentes no Vaticano. O automóvel será vendido pela leiloeira Sotheby's.

O preço do modelo está avaliado em cerca de 200 mil euros, mas espera-se que este veículo seja arrematado por um valor mais alto.

O Papa determinou que o dinheiro arrecadado vai ser usado para financiar um projeto de reconstrução de casas, locais de culto e infraestrutura pública na planície de Nínive, Iraque, a fim de ajudar os cristãos que fugiram da guerra a recuperar "suas raízes e dignidade", indicou a Santa Sé.

O Lamborghini do sumo pontífice também irá financiar uma associação italiana que ajuda vítimas de redes de prostituição, bem como duas associações italianas que atuam na África, entre elas um grupo internacional de cirurgiões.

O Papa, que costuma receber vários presentes, já havia leiloado, com fins solidários, uma mota Harley Davidson.