"A presença do papa Francisco reforça a imagem de Portugal como um destino religioso importante. O turismo religioso atrai 3,3 milhões de visitantes anualmente, número importante que ainda deve crescer", explicou a secretária de Estado do Turismo

Em entrevista à Lusa, a secretária de Estado contou que o Governo está a promover Fátima como um destino religioso em diversos países do mundo, entre eles o Brasil, onde a governante participou hoje numa feira de operadores turísticos em São Paulo.

"Queremos apresentar Fátima e fazer com que os brasileiros vejam este sítio como um destino religioso muito importante, que deve ser visitado pelo menos uma vez na vida. Teremos uma programação extensa em todo o ano de 2017, não só em maio quando se comemora o centenário da aparição de Nossa Senhora", salientou, depois de divulgar a programação especial do centenário das aparições.

Ana Mendes Godinho confirmou que o sumo pontífice estará Portugal na celebração do centenário da aparição, embora não possa ainda dar pormenores sobre as datas e sobre os eventos que ele participará.

Além de falar sobre as comemorações do centenário da aparição de Fátima, Ana Mendes Godinho fez questão de frisar que Brasil continua a ser um mercado muito relevante para o setor de turismo em Portugal.

"Os brasileiros são muito importantes para Portugal. Nos últimos anos o número de visitantes duplicou passando de 300 mil para 600 mil pessoas. Apesar da quebra que tivemos no começo deste ano esperamos um crescimento de 10 por cento no número de turistas brasileiros, que devem gerar um aumento de 17% dos proveitos. Para 2017 a expectativa é que haja também um crescimento de 10% no número de visitantes do Brasil", destacou.

Ana Mendes Godinho indicou que o país investe anualmente cerca de um milhão de euros em ações de promoção turística no Brasil, e também tem firmado parcerias com empresas privadas como a companhia aérea TAP com a qual desenvolve ações para ampliar rotas e manter Portugal como porta de entrada dos brasileiros na Europa.