Há dez anos os Serviços de Assistência Organizações de Maria (SAOM) fundaram o projeto "Dar Sentido à vida", com o propósito de dar a mão aos sem-abrigo da cidade do Porto. Uma década depois cerca de 200 pessoas receberam o apoio desta instituição de solideriedade social, que os ajudou a encontrar emprego e a sair da rua.

A ideia não passou despercebida, nem podia passar. No inicio do mês de setembro receberam o prémio nacional na categoria "“Empreendedorismo responsável e inclusivo"dos Prémios Europeus de promoção Empresarial promovidos pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação.

Agora, Ana Pereira, responsável da SAOM, espera obter na capital da Eslováquia "o reconhecimento europeu pelo trabalho desenvolvido".

O projeto vencedor a nível nacional, que oferece aos sem-abrigo formação na área da restauração e uma oportunidade de integrar o mercado de trabalho, ganhou o direito a representar Portugal na candidatura ao prémio europeu de promoção empresarial.

Os Prémios Europeus de Promoção Empresarial, promovidos pela Comissão Europeia estão alinhados com as prioridades da estratégia Europa 2020 e a sua entrega ocorrerá no último de três dias em que os aspetos ligados ao empreendedorismo serão abordados à escala europeia.

Convidada a antever o que pode acontecer em Bratislava, Ana Pereira preferiu valorizar o que já foi feito: "isto aconteceu-nos, não fomos à procura disto, o que nos preocupava e continua a preocupar é dar sentido à vida das pessoas" e antevendo a profissionalização como o próximo grande passo: "Isto funciona em regime de voluntariado, mas a profissionalização é algo em que ainda trabalhamos e que mais tarde ou mais cedo terá de acontecer".