O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje nas regiões do Norte e Centro céu muito nublado ou encoberto, com boas abertas no litoral a sul do cabo Mondego e na Beira Baixa para o final do dia.

Está também previsto períodos de chuva fraca ou chuvisco, mais frequentes a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, temporariamente moderada no Minho a partir da tarde, tornando-se pouco frequente no litoral a sul do cabo Mondego a partir do final da tarde.

A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado de sul, temporariamente moderado nas terras altas, neblina ou nevoeiro e pequena subida de temperatura.

Na região Sul prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se muito nublado no Alentejo até final da manhã, e pouco nublado ou limpo na costa sul do Algarve, vento fraco, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena subida de temperatura.

A temperatura mínima no continente vai variar entre 06 graus Celsius (na Guarda) e os 12 (em Coimbra e no Porto) e as máximas entre os 09 (na Guarda) e os 19 (em Beja, Évora e Faro).

Em Ponta Delgada as temperaturas vão oscilar entre os 13 e os 15 graus e no Funchal entre os 12 e os 18.

Seis barras fechadas e quatro condicionadas devido à agitação marítima

Segundo a Marinha, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde e Ericeira estão hoje fechadas a toda a navegação.

As barras de Viana do Castelo, Aveiro e da Figueira da Foz estão fechadas apenas a embarcações com comprimento inferior a 12, 15 e 35 metros, respetivamente.

A barra de São Martinho do Porto está condicionada devido a assoreamento, devendo a barra ser praticada apenas na preia-mar.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou toda a costa portuguesa sob aviso amarelo.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso amarelo a partir de hoje e até 02:00 de sábado por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 04 a 05 metros.

O aviso amarelo é o segundo mais grave numa escala de quatro, e aplica-se em situações “de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.