Uma pessoa morreu esta quarta-feira na colisão de um comboio que transportava congressistas republicanos norte-americanos com um camião, informou esta tarde a Casa Branca, indicando que a vítima não era um parlamentar.

Dezenas de republicanos da Câmara de Representantes e do Senado estavam dentro da composição, que os levava para um retiro anual de três dias, quando o camião de lixo terá bloqueado a linha férrea, diz a agência France-Presse.

O acidente aconteceu na localidade de Crozet, perto da cidade de Charlottesville. Os congressistas dirigiam-se para o complexo de Greenbrier, onde o vice-presidente Mike Pence faria um discurso esta noite.

A vítima mortal e o ferido grave estavam no camião de lixo que foi atingido pelo comboio, segundo o testemunho de vários políticos.

A operadora Amtrak disse em comunicado que a colisão ocorreu às 11.20 locais (16.20 em Lisboa), adiantando não haver "registo de feridos entre os passageiros ou a tripulação". "A polícia local está a investigar o incidente e equipas estão a inspecionar danos no equipamento", acrescenta a empresa.

No comboio seguiam membros do Partido Republicano norte-americano, que se dirigiam para um retiro anual, este ano na West Virginia, a oeste da fronteira estadual da Virgínia.

Um dos congressistas que seguia no comboio disse à MSNBC que apesar de haver alguns ferimentos ligeiros, "a maioria das pessoas está bem".

"Estamos bem, mas o nosso comboio embateu contra um camião do lixo. Membros [do Congresso] com treino médico estão a assistir os condutores do camião", disse o republicano Greg Walden na rede social Twitter.

O comboio fora alugado propositadamente com o objetivo de transportar os legisladores do Partido Republicano, o partido do presidente Donald Trump. A composição saiu de Washington, onde ontem Trump fez o primeiro discurso do Estado da União — um dos momentos anuais mais importantes para a presidência.

O acidente ocorreu cerca de três horas depois do início da viagem.