Um veículo terá galgado o passeio nas imediações do Museu de História Natural, em Londres, provocando vários feridos. A polícia confirma uma detenção, mas trata o caso como sendo um "incidente".

Os serviços de emergência foram de imediato mobilizados para o local e as primeiras informações indicam que o condutor do carro foi detido.

“Assistimos 11 pacientes, a maioria por ferimentos na cabeça e nas pernas, e nove ficaram hospitalizados”, precisou no ‘Twitter’ a London Ambulance Service.

Ao início da tarde de hoje, 11 pessoas ficaram feridas após terem sido atropeladas no passeio por um veículo fora de controlo.

A agência Reuters, que cita um porta-voz do museu, reporta que a entrada no edifício não está a ser permitida e que as pessoas que se encontram no seu interior estão a ser encaminhadas para uma saída alternativa.

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, já está a par "dos últimos eventos", de acordo com um porta-voz de Downing Street.

De acordo com o britânico The Guardian, a situação "não está a ser ser tratada como um incidente terrorista até estar estabelecido o que se passou", o que já foi confirmado pela polícia através do Twitter, referindo-se ao sucedido como "um acidente de tráfego".

O nível de ameaça terrorista no Reino Unido está em "severo" — o segundo mais alto.

Uma jornalista da BBC, que estava a sair do Museu de História Natural no momento do incidente, falou com a polícia, que a terá informado que os ferimentos dos transeuntes são ligeiros.

"Consegui ver um carro a vir na diagonal, do outro lado. Parecia que ia contra os blocos de cimento [pilaretes] e dava para ver claramente uma ou duas pessoas no pavimento", disse.

A repórter acrescentou ainda que a resposta por parte das autoridades foi quase imediata. "Havia imensa polícia a chegar ao local, [até] helicópteros", relatou.

Uma testemunha ocular que estava a caminhar em direção ao Museu de História Natural descreveu o momento à BBC.

"Enquanto esperávamos nos semáforos, ouvimos aquilo que pensei serem tiros e vi um carro subir o pavimento. Nós simplesmente corremos. A minha amiga mandou-se para o chão e cortou as mãos", disse.

"Quando tudo acalmou, voltamos para o sítio onde estávamos e vimos um indivíduo no chão a ser detido pela polícia", continuou.

A polícia metropolitana emitiu um pequeno comunicado sobre o incidente. "A Polícia foi chamada às 14:21 de sábado, 7 de outubro, por relatos de uma colisão na Exhibition Road, em South Kensington. É crível que alguns pedestres terão ficado feridos. As autoridades estão no local e o serviço de emergência de Londres já foram chamados", pode ler-se.

A polícia informa também que estão a ser feitos interrogatórios e que está a decorrer uma investigação para estabelecer o motivo e circunstâncias deste incidente.

Londres está em alerta depois do ataque na Ponte de Londres, a 3 de junho, em que três homens atropelaram e esfaquearam peões, fazendo oito vítimas mortais e ferindo mais de 50 pessoas.

[Notícia atualizada às 18h30]