“Não há dúvida nenhuma”, afirmou o presidente do COI, Thomas Bach, quando questionado sobre a realização dos Jogos de Inverno na Coreia do Sul.

Bach referiu que as construções de infraestruturas para os Jogos de Pyeongchang estão “praticamente concluídas” e relembrou que o COI mantém “a porta aberta” à participação de atletas norte-coreanos na competição.

“Queremos assegurar que os atletas da Coreia do Norte que queiram participarem e cumpram os critérios o possam fazer. Apoiaremos os atletas, caso seja necessário, em questões como viagens e alojamento, de forma a que possam participar em igualdade de condições”, afirmou Bach, em Lima, onde na quarta-feira começa a Assembleia-Geral do COI.

A Coreia do Norte realizou, em 03 de setembro, o seu sexto ensaio nuclear, que disse ter-se tratado de uma bomba de hidrogénio, ou bomba H miniaturizada, apta a ser colocada num míssil balístico intercontinental (ICBM).

O teste com uma bomba de hidrogénio foi o mais potente já realizado pelo regime norte-coreano e suscitou a condenação da comunidade internacional, aumentando a tensão na região.