A partir das 17:30 estão previstos vários condicionamentos do trânsito em diversas ruas e avenidas da cidade que dão acesso ao Marquês de Pombal, quatro estações de metro serão encerradas a partir das 19:00 e a revista aos adeptos deverá começar cerca das 19:30.

Estas informações foram prestadas hoje em conferência de imprensa por elementos do Comando metropolitano da PSP.

A polícia indicou que, tal como no ano passado, estão previstos seis pontos de acesso com revista para os adeptos que queiram deslocar-se à Praça Marquês Pombal para festejar o título de campeão por parte do Benfica.

O comandante da 1ª divisão da PSP, subintendente Paulo Flor, explicou que a operação policial vai começar a ser preparada antes do fim do jogo entre o Benfica e o Vitória de Guimarães com o encerramento da praça Marquês de Pombal ao público, prevendo-se que pelas 18:30 esteja montado o perímetro exterior com a colocação de grades.

A partir das 17:30 está previsto o encerramento ao trânsito da Praça Marquês de Pombal, a partir do cruzamento da Av. da Liberdade com a Rua Alexandre Herculano, e cortes na Avenida Fontes Pereira de Melo, com a Av. António Augusto de Aguiar e na Avenida Joaquim António de Aguiar com a Rua Castilho e na Av. Duque de Loulé com a Rua Luciano Cordeiro.

A partir das 18:30 o recinto onde se realizarão os festejos do título de futebol será encerrado, sendo reaberto em seis pontos de acesso com revista policial a partir das 19:00.

Os pontos de acesso à praça Marquês de Pombal estarão colocados na Avenida Fontes Pereira de Melo com a Rua Tomás Ribeiro, Rua Martens Ferrão, Rua Braamcamp, Avenida Joaquim António de Aguiar, Avenida da Liberdade e Avenida António Augusto Aguiar.

Prevendo-se a afluência de muitos milhares de pessoas foi também decidido encerrar a partir das 19:00 as estações do Metro do Marquês de Pombal, Avenida, Parque e Picoas.

Foi também decidido que o jogo do estádio da Luz não será transmitido na praça Marquês de Pombal.

Paulo Flor destacou o facto de serem proibidos todos os objetos que o são em jogos de risco elevado, como é o caso do encontro entre o Benfica e o Vitória de Guimarães, ressalvando que quem for apanhado com objetos explosivos e pirotécnicos será detido.

Sem dizer quantos elementos da PSP serão colocados neste dispositivo de segurança, Paulo Flor lembrou que o efetivo da polícia será composto por elementos das Equipas de Intervenção Rápida, Unidade Metropolitana de Informações Desportivas, Corpo de Intervenção e Equipas Cinotécnicas.

“Estão reunidas as condições de segurança para que as famílias possam festejar no Marquês de Pombal e no final quanto menos se falar da polícia, melhor foi o nosso trabalho”, acrescentou o comandante da primeira divisão da PSP.

O vereador da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Castro disse que a cidade “está preparada para os festejos” e que estão “garantidas as máximas condições de segurança.

O Benfica lidera o campeonato, com 78 pontos, mais cinco do que o FC Porto, e pode festejar a conquista do seu quarto título seguido no sábado, em caso de vitória sobre o Vitória de Guimarães.