“O Adrien é uma baixa importante. É um campeão da Europa. Nunca tinha deixado de estar numa convocatória desde que sou selecionador. O nosso desejo é que ele estivesse em competição para podermos contar com ele para estes dois jogos. Espero e desejo que a situação dele volte ao normal”, afirmou Fernando Santos.

O médio ex-Sporting está impedido de jogar pelo Leicester, por ter falhado a hora limite de inscrição no fecho do mercado de transferências, e só deverá poder regressar aos relvados em janeiro do próximo ano.

O selecionador português, que falava na Cidade do Futebol, em Oeiras, na conferência de imprensa de divulgação da lista de convocados para os duelos com Andorra e Suíça, abordou igualmente a ausência de Fábio Coentrão, por opção.

“Escolhemos os jogadores que nos dão as máximas garantias e que sabemos que poderão estar em pleno nos dois jogos, nos 180 minutos”, referiu o treinador de 62 anos.

O médio Bruno Fernandes aparece pela primeira vez na convocatória inicial (já tinha sido chamado, mas para render o lesionado Pizzi), enquanto de regresso estão Gonçalo Guedes, Renato Sanches e Éder, o ‘herói’ da final do Euro2016.

“O Éder está a jogar, assistimos a três jogos dele. Mostrou bons índices físicos e tem características que considerámos que poderão ser importantes para estes dois jogos”, explicou Fernando Santos.

O selecionador nacional frisou que “todas as atenções estão viradas para o jogo em Andorra”, a 07 de outubro, e só depois vai pensar na Suíça, a 10, no Estádio da Luz, num encontro que poderá ser decisivo para garantir o acesso direto à fase final do próximo Campeonato do Mundo.

Os 25 jogadores convocados por Fernando Santos concentram-se na segunda-feira, até às 22:00, numa unidade hoteleira de Cascais. O primeiro treino está agendado para o dia seguinte, na Cidade do Futebol, em hora a divulgar.

A seleção nacional ocupa o segundo posto do Grupo B, com 21 pontos, menos três do que a Suíça, que lidera só com vitórias. As duas equipas já têm pelo menos assegurado um lugar no ‘play-off’, caso falhem o primeiro lugar.