Jack LaMotta faleceu esta terça-feira num hospital em Miami devido a uma pneumonia. A notícia da morte do antigo campeão da categoria do peso médio de boxe foi confirmada pela companheira do pugilista, Denise Baker.

"Os seus olhos dançaram até bem perto do fim. Tinha por hábito dizer-lhe que se ele fosse um americano nativo, seria conhecido por "Os Olhos que Dançam". Ele tinha os mais nítidos e amorosos olhos", confidenciou Baker ao britânico The Guardian.

O "Touro de Bronx", como era conhecido nos seus tempos de lutador, apresenta um registo de 83-18-4, sendo que 30 das vitórias foram por KO.

Foi o campeão do mundo da sua categoria entre 1949-1951. La Motta perdeu pela primeira vez na sua carreira com Sugar Ray Robinson, outra lenda do desporto, num combate que ficou conhecido como o "Massacre do Dia de São Valentim". Nas palavras do próprio na sua autobiografia, "foi mesmo o fim da minha carreira".

Em 1970, lança o seu livro de memórias, um relato emocional que desvenda as adversidades com que o lutador se deparou fora do ringue. A adaptação para cinema, mais conhecida do grande público, ficou a cargo de Martin Scorsese, data de 1980. Trata-se de um dos trabalhos mais reconhecidos do realizador e valeu um Óscar na categoria de Melhor Ator a Robert De Niro.