No mercado de inverno tudo acontece de forma mais intensa. Há menos transferências e, ao mesmo tempo, há uma maior pressão dos dirigentes para escolherem o jogador certo para colmatar aquela falha que se arrasta de há uns jogos para trás. Há menos tempo para tomar decisões que precisam de ser mais certas.

Esta equação faz com que esta janela de transferências se recheie de boas histórias, de super heróis que salvaram épocas a milhões que não saíram dos bancos.

Dentro de fronteiras, relembramos 10 histórias que ainda estão bem presentes na memória de todos nós. De Carlos Alberto e o seu golo na final da Liga dos Campeões de 2003/04, em que o FC Porto venceu pela segunda vez a maior competição europeia de clubes a Rodrigo Tiuí, promessa brasileira do Sporting CP, que depois de uma época inteira sem brilhar ‘valeu’ uma Taça de Portugal aos leões. Isto, sem esquecer, claro está, histórias de ‘picardias’ entre grandes, como a de Yanick Djaló, ou de passagem fugazes - muito fugazes para dizer a verdade - como foi o caso do egípcio Shikabala que personificou bem a maldição da camisola nº7 dos verdes e brancos com uma passagem muito atribulada por Alvalade.

 

Além fronteiras relembramos 10 histórias, também bem vivas nas nossas memórias. Das transferências milionárias deste defeso do central Virgil van Dijk do Southampton para o Liverpool ou de Philipe Coutinho dos reds para o FC Barcelona, a tragédias gregas bem conhecidas dos portugueses, como foram as transferências de Jackson Martinez e Enzo Pérez, recordando também Alex Teixeira, o único jogador entre as transferências mais caras da janela de inverno a não ter jogado em nenhuma das ligas do top-5 da UEFA.

 

Estes serão alguns dos protagonistas das histórias que são colocadas em jogo esta quarta-feira, às 21h00, em novo episódio do podcast Nas Orelhas da Bola.

Para falar das boas histórias do mercado de inverno, é convidado nesta edição do Nas Orelhas da Bola Luís Cristóvão, comentador desportivo e um dos autores do podcast Linha Lateral.

Para além de poder ser acompanhado em direto esta noite no Facebook do SAPO24, o Nas Orelhas da Bola está também disponível para audição no iTunes, Mixcloud, Overcast ou qualquer outra plataforma de podcasts. Participe e deixe as suas questões ou comentários na caixa de comentários.