“Trabalho, talento e muita magia levaram a equipa nacional a um percurso brilhante que culminou hoje nesta vitória que tanto orgulha os portugueses. Esta conquista junta-se a tantas outras que o desporto nacional tem alcançado, provando a elevada qualidade dos nossos atletas, treinadores, clubes e seleções nacionais”, lê-se na nota conjunta do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e do secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, enviada à agência Lusa.

Bruno Coelho, aos 50 minutos, na conversão de um livre direto, selou o triunfo luso, depois de já ter levado o encontro para o prolongamento, aos 39. Antes, Ricardinho, logo no primeiro minuto, tinha dado vantagem à equipa das ‘quinas’, enquanto Tolrá, aos minutos, e Lin, aos 32, assinaram os tentos da formação espanhola.

Os governantes realçaram ainda que o troféu se junta “a um destacado currículo da Federação Portuguesa de Futebol, com a conquista do Euro2016 ainda tão presente na memória dos portugueses”.

Com o título hoje conquistado em Ljubljana, na Eslovénia, Portugal repete o feito da Espanha, que em 2008 e 2014 juntou o cetro do futsal ao futebol.