Ao vencer a Suíça por 2-0, no Estádio da Luz, com um autogolo de Djourou e um tento de André Silva, a seleção portuguesa assegurou o primeiro lugar do Grupo B e vai participar pela sétima vez, e quinta consecutiva, numa fase final de um Mundial.

Portugal, que garantiu pela quinta vez o apuramento direto (em 2010 e 2014 necessitou de ir ao ‘play-off’), terminou a fase de qualificação com 27 pontos, os mesmos dos helvéticos.

A única ‘nódoa’ aconteceu logo na jornada inaugural, quando foi derrotado na Suíça, por 2-0, seguindo-se nove vitórias consecutivas.

Mais pontos somados (30) só na caminhada para o Mundial2006, na Alemanha, mas nessa qualificação o grupo era composto por sete equipas e Portugal deixou fugir seis pontos, ao somar três empates.

Para o Campeonato do Mundo de 2014, no Brasil, Portugal somou 21 pontos e foi obrigado disputar o ‘play-off’, depois de ter ficado no segundo lugar do Grupo F, atrás da Rússia.

O mesmo já tinha acontecido em 2010 (Mundial da África do Sul), mas com 19 pontos. Portugal foi segundo no Grupo 1, enquanto a Dinamarca ficou em primeiro.

Para estar no Coreia do Sul/Japão2002, a formação das ‘quinas’ venceu o Grupo 2, em igualdade pontual com a República da Irlanda, mas com vantagem no confronto direto, tendo somado 24 pontos e cedido três empates.

Na corrida para o México1986, numa altura em que as vitórias ainda valiam dois pontos, Portugal assegurou o segundo lugar do Grupo 2 com 10 pontos, menos dois que a Alemanha, numa campanha em que sofreu três derrotas.

Na primeira vez que participou na fase final de um Campeonato do Mundo, em Inglaterra, em 1966, Portugal venceu o Grupo 4, com nove pontos, tendo cedido um empate, que valeu o apuramento, e uma derrota, já depois de qualificado.