Pela primeira vez na história do futebol, a seleção nacional do Panamá vai participar num Campeonato do Mundo. Após a vitória de terça-feira sobre a Costa Rica, por 2-1, a seleção panamenha carimbou viagem para a Rússia, em 2018. O feito é histórico no país do continente americano, apaixonado por futebol, e o representante máximo da nação não deixou passar isso em branco.

Horas após ter garantido o apuramento, que ficou selado com um golo de Roman Torres, defesa-central dos Seattle Saunders, da Major Soccer League, o Presidente do Panamá declarou que o dia seguinte, hoje, dia 11 de outubro, fosse feriado, de forma a que os adeptos tivessem a oportunidade de festejar pela noite dentro.

Através da sua conta oficial de Twitter, Juan Carlos Varela prometeu o descanso para todos os trabalhadores panamenhos, do setor público e privado.

De seguida, anunciou que as escolas também iriam fechar.

Pouco tempo depois publicou uma foto sua a assinar o decreto que tornava oficial a sua promessa.

A seleção do Panamá ficou no terceiro lugar do grupo de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2018, da CONCACAF, a Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe, o último que dava acesso direto à Rússia, e à frente das Honduras, Estados Unidos e Trinidade e Tobago.