A Seleção Nacional de Sub-20 de râguebi estará pela primeira vez na sua história na final do World Rugby U20 Trophy. Depois de terminar em primeiro lugar no Grupo B (derrotando o Uruguai, Hong Kong e Ilhas Fiji), Portugal defronta no domingo o Japão, formação que marca presença numa final desta prova pela quinta vez.

Na décima edição deste evento mundial de râguebi juvenil e em vésperas da histórica final, Luís Pissarra, selecionador português, garantiu ao SAPO24 que o “espírito está alto” depois das três vitórias obtidas na fase de grupos da competição que se disputa no Uruguai.

Em Montevideu, no Estadio Charrúa, (jogo às 15h00 locais, 20h em Portugal) a seleção portuguesa, que foi o representante europeu na competição, defronta a congénere nipónica, que em 2015 e 2016 competiu na World Rugby U20 Championship, a divisão de elite do râguebi mundial no escalão de Sub-20.

Ora é exatamente o acesso à mais importante divisão deste escalão — e onde apenas competem as 12 melhores seleções do mundo — e garantir a presença no World Rugby U20 Championship de 2018, competição que se disputa na Escócia, que estará em jogo na final que opõe o XV português ao japonês.

Em relação ao adversário que terá pela frente, Luís Pissarra descreve o Japão como uma formação com “um estilo de jogo simples e básico, mas com uma avançada muito forte”, pelo que Portugal terá de “apostar e ser muito agressivo na defesa”. Por sua vez, António Vidinha - Capitão de equipa, destaca todos os momentos que “estão a desfrutar” no Uruguai, salientando que foi a “humildade que nos trouxe até aqui”. E domingo “é a nossa final”, reforçou.

Recorde-se que para o World Rugby U20 Championship de 2018 já foram apurados onze países: África do Sul, Argentina, Austrália, Escócia, França, Geórgia, Inglaterra, Irlanda, Itália, Nova Zelândia e País de Gales.