Fábio Coentrão, internacional A pela seleção nacional e jogador do Real Madrid que representa, por empréstimo, os leões, arrasta atrás de si cerca de 11 milhões de seguidores no Twitter, Facebook e Instagram.

A Remarkable, empresa de gestão de comunicação e imagem, analisou as contratações de todos os clubes portugueses da Liga NOS no mercado de verão e o seu impacto nas “contas” da exposição da imagem e popularidade dos emblemas nas três principais redes sociais, e, conclui, que o Sporting Clube de Portugal “sofreu” o maior impacto por causa dos 11 milhões de seguidores de Coentrão. Em percentagem, representa “93% do aumento de exposição do clube nas redes sociais”, que neste defeso aumentou a sua base de apoio para “cerca de 11.714.900 utilizadores das três redes”, lê-se num documento da consultora que parte do pressuposto que os seguidores de determinado jogador estarão expostos à imagem do clube que representa.

Em segundo lugar neste ranking popularidade nas redes sociais surge o Sport Lisboa e Benfica, muito por causa de Gabriel Barbosa. “Gabigol” chegou do Inter de Milão com 2.41 milhões de seguidores, O que representam 88% dos 2.738 milhões novos seguidores da equipa encarnada.

Com as contratações, entre outras, de João Carlos Teixeira (365 mil), emprestado pelo Porto e André Horta (165 mil), cedido pelo Benfica, o Braga arrecada mais de 669 mil utilizadores das três redes sociais, fechando o pódio do estudo que tem como objetivo averiguar o acréscimo de exposição e popularidade dos clubes portugueses nas redes sociais.

"São números interessantes para os clubes, pois representam oportunidades para desenvolverem as suas políticas comerciais e de comunicação em novos mercados", destacou Diogo André, CEO da Remarkable.

Por último, destaque ainda para o Feirense que ganhou uma janela para quase 400 mil novos seguidores, a maioria no Brasil e México (Luis Henrique e Antonio Briseño).

Os clubes “devem olhar para os seus jogadores como ativos para além das quatro linhas. Como exemplo, o Feirense tem seis mil seguidores no Instagram, enquanto Antonio Briseño, recentemente contratado pelo clube, tem mais de cem mil seguidores”, sublinhou ainda o responsável da consultora.