"Os diretores da Bayer reuniram recentemente com os executivos da Monsanto para falar em privado sobre uma aquisição negociada da Monsanto", afirma o grupo alemão num comunicado. A Monsanto confirmou ter recebido uma "oferta firme e não solicitada da Bayer", que está a examinar. "Não há nenhuma certeza de que uma transação vá acontecer", insistiu a Monsanto. A Bayer informou que vai divulgar mais informações no momento "apropriado".

A fusão criaria um gigante no setor de pesticidas e do cultivo de organismos geneticamente modificados (OGM). Também confirmaria a consolidação de uma tendência no setor, após a fusão em curso entre as americanas Dow Chemical e DuPont e a da suíça Syngenta com a chinesa ChemChina. A Syngenta tinha rejeitado uma proposta da Monsanto. As conversações entre a Bayer e a Monsanto foram reveladas na noite passada pelo Wall Street Journal, que citou fontes próximas das negociações.

As ações da Monsanto subiram em Wall Street na semana passada, depois dos rumores sobre uma fusão com a Bayer ou com o grupo alemão BASF, que não foram confirmados.