O novo orçamento, assim como as Grandes Opções do Plano (2018/2021), foi aprovado na terça-feira à tarde em reunião pública do executivo, liderado por Bernardino Soares (CDU), com os votos favoráveis da CDU, contra do PSD e a abstenção do PS.

No ano passado, o município tinha aprovado para 2017 um orçamento de 120 milhões de euros.

“Trata-se de um orçamento que mantém um equilíbrio grande e que está cada vez mais próximo da realidade daquilo que é orçamentado e executado", afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares.

Nesse sentido, o autarca referiu que este orçamento prevê uma redução da despesa em quatro milhões de euros face ao ano transato.

Esta redução tem a ver, segundo explicou Bernardino Soares, com fim do empréstimo para financiamento que a autarquia tinha contraído.

No entanto, a autarquia irá beneficiar de um aumento de fundos comunitários no valor de 6,2 milhões de euros.

Dos 115 milhões de euros previstos para este orçamento, 57,93 milhões destinam-se a financiar o investimento e a atividade municipal, 38,93 milhões para despesas com pessoal e 3,14 milhões para despesa não afeta nas opções do plano.

As áreas prioritárias de investimento deste orçamento serão as da educação, reabilitação urbana e atividades económicas.

Na área da educação, a Câmara de Loures prevê a requalificação de cinco escolas básicas do concelho e a construção de um pavilhão desportivo na escola João Villaret, assim como a manutenção do apoio social escolar.

A Câmara de Loures pretende, igualmente, "dar continuidade à intervenção nos centros urbanos, nomeadamente na cidade de Sacavém e na vila de Camarate.

O desenvolvimento económico será outra das prioridades do executivo de Bernardino Soares, que pretende "fomentar a fixação de novas empresas" e "potenciar o comércio local".

O orçamento prevê, ainda, um "reforço" em cerca de 10% das transferências para as juntas de freguesia, o que representa um acréscimo de 900 mil euros e um aumento do apoio aos bombeiros em mais de 75 mil euros.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.