O governante falava em Lisboa durante uma conferência de imprensa conjunta com o ministro das Finanças francês, Michel Sapin, em que abordaram o tema do futuro da União Europeia.

“A expetativa é que esse processo decorra nas próximas semanas, mas não gostaria de fixar uma data porque há negociações que não envolvem apenas o Banco Central Europeu, mas também outros atores relevantes neste processo”, disse o ministro.

Questionado pelos jornalistas sobre o Novo Banco - cuja venda à Lone Star o jornal Público titula hoje que “já só espera pela decisão do BCE [Banco Central Europeu], sendo o dia 17 o “prazo desejado para fechar a operação” - Centeno adiantou apenas esperar que esteja concluído “nas próximas semanas”.

O ministro disse ainda que o processo de venda do Novo Banco está numa “fase crucial” e lembrou que o Banco de Portugal atribuiu a um dos competidores [Lone Star] o estatuto de negociação em exclusividade.

“Isso significa que há negociações a decorrer cujo sucesso depende da conclusão do processo”, afirmou, considerando que a condução deste processo de venda “é de extrema relevância” para o país e para o setor financeiro.

O Novo Banco é o banco de transição que ficou com os ativos menos problemáticos do Banco Espírito Santo (BES), alvo de uma intervenção das autoridades em 03 de agosto de 2014, que está em processo de venda.

(Notícia atualizada às 13h01)