No âmbito da preparação do OE2018, “temos estado a negociar com o Governo”, disse o deputado do PAN na Assembleia da República, reclamando que o executivo “não pode adiar mais a contratação quer de psicólogos, quer de nutricionistas para o SNS”.

“Há prioridades que o Governo tem, mas estamos em crer que esta é, de facto, uma medida que o Governo pode e deve adotar”, argumentou, em declarações à agência Lusa, em Évora.

André Silva falava à Lusa à margem da arruada do PAN em que participou na cidade alentejana, para apoiar a candidatura do partido neste concelho, nas eleições autárquicas do próximo domingo.

Segundo o deputado, é “cada vez mais errada” a forma como os portugueses se alimentam, o que “pressiona também o SNS”.

“Um terço dos adolescentes tem excesso de peso ou é mesmo obeso, 45% das mortes em Portugal devem-se a problemas cardiovasculares” e, nos hospitais, “há um sem número de pessoas com diabetes, com doenças crónicas não transmissíveis”, realçou.

Por isso, “é preciso apostar na prevenção e menos na reação”, frisou, explicando que o que o PAN está “a pedir ao Governo é que haja um reforço de nutricionistas, não só no SNS, mas também na escola pública”.

O Governo, insistiu, “tem de dar um sinal forte de se preocupar, realmente, com as pessoas e, quer a saúde mental e emocional, quer a saúde física”, são “extremamente importantes” e têm de “ser acauteladas”.